Carlos Eduardo

Ministrado por

Carlos Eduardo G. Barbosa

Este curso é orientado para complementar a formação de professores de yoga e destina-se a dar aos participantes noções aprofundadas de Cultura da Índia, ao mesmo tempo que se familiarizam com o uso do Sânscrito. Toda aula se inicia com a apresentação de um item cultural, seguido de práticas de Sânscrito ligadas ao mesmo assunto.

A Cultura da Índia é abordada pela perspectiva dos textos originais sânscritos, e dá ao participante um contexto para um rico aprendizado da língua, além de uma visão precisa dos temas pertencentes à área do yoga. As aulas serão ministradas um dia por semana, com duração de duas horas, no período da tarde ou da noite, de acordo com o interesse do grupo. O custo mensal é de R$ 125,00. A turma terá no mínimo oito e no máximo doze alunos.

A alfabetização para escrita do Sânscrito será oferecida para aqueles que ainda não a conhecem, de forma concomitante com os tópicos apresentados. O aprendizado da língua será estimulado através da construção de frases para diálogos do cotidiano, que ajudam na aquisição do vocabulário. Adicionalmente as aulas são temperadas com mantras e com leitura de trechos de textos tradicionais.

Será fornecido material visual de apoio pela Internet, para que cada um traga de casa seu material impresso.

Início: abril de 2011.

Local: Florianópolis

Inscrições e mais informações: carlos.eduardo@mais.com

Sobre o professor:

Mineiro de Juiz de Fora, dedica-se ao estudo das Culturas da Índia desde 1972. Cursou Sânscrito na Universidade de São Paulo. Dá aulas de língua sânscrita e de culturas da Índia para professores de Yoga desde 1982. Ministra cursos e palestras sobre temas relacionados à Índia, ao Hinduísmo e ao Yoga. Publicou, em 1999, uma tradução dos Yogasutras de Patanjali. Em 2007, coordenou a edição do número especial sobre Hinduísmo da revista “História Viva” e foi co-autor do “O Livro de Ouro do Yoga” lançado em 2007 pela Ediouro. No momento, dedica-se à difusão do Sânscrito como língua para conversação (laukika samskritam) e à tradução de textos da tradição Natha. É editor do site Yogaforum.org