Quando comprei meu primeiro dicionário de Sânscrito, na década de 1970 não havia ainda a Internet. Eu havia conseguido o endereço de uma livraria na Índia e mandei uma carta pelo Correio. Após três meses de troca de correspondências, mais duas semanas para conseguir fazer a ordem de pagamento num banco internacional, meu dicionário Monier-Williams foi finalmente despachado. Da Índia ele saiu por terra pelo Oriente Médio e atravessou o Saara no norte da África até o Marrocos, em caravana de camelos. Do Marrocos embarcou num navio para o Brasil, onde chegou seis longos meses depois de ter saído da livraria. Nove meses entre o primeiro contato e o recebimento final do pacote (bem maltratado pela dureza do trajeto).

Há tempos que esse tipo de remessa dispensou as caravanas de camelos, que entraram em baixa no agitado mercado dos anos 80/90. Os consumidores de livros, hoje, apreciam entrar numa mega-livraria para folhear os livros até encontrar o que procuram, saboreando um café e algum quitute. Esse luxo, no entanto, passa muito longe de quem procura textos em Sânscrito e bons livros sobre Yoga. Essas publicações são muito raras em nossas livrarias ocidentais e mesmo na Índia precisam ser garimpadas com certa dificuldade.

Por essa razão, uma dúvida frequente entre professores de yoga, pesquisadores e estudantes de Sânscrito é justamente onde encontrar livrarias indianas bem supridas com publicações de Yoga e Sânscrito, e que atendam o comprador estrangeiro com eficiência e rapidez.

Felizmente existe pelo menos uma livraria com esse perfil, cuja qualidade é extraordinária, tanto no acervo de publicações que oferece quanto no atendimento e na rapidez da entrega. Os livros chegam às suas mãos em menos de uma semana, sem que você tenha de pagar taxas elevadas de frete – na verdade o frete não é somado ao preço dos livros, pois já está incluido no valor de venda. E o preço dos livros é surpreendentemente justo.

Essa livraria fantástica é um dos departamentos de uma loja online de Nova Delhi chamada Exotic India. Ali você encontra obras de valor inestimável, como o texto Sânscrito completo, com a tradução para o Inglês, do Linga Purana ou do Yoga Vasistha.

Para quem aprecia informações sérias sobre Yoga, há também muitos livros modernos de excelente qualidade sobre o tema. Destaque para Yoga Body The Origins of Modern Posture Practice, de Mark Singleton – uma obra indispensável para quem deseja conhecer a verdadeira história do Yoga praticado hoje.

O Yogaforum.org mantém links em textos e anúncios que levam você para essa livraria da Exotic India. Ao utilizar esses links para procurar e comprar seus livros você nos ajuda a fazer este site cada vez melhor para você. Obrigado por seu interesse e por sua colaboração.