Um membro da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, que atende pelo prosaico e genérico nome de John Smith, publicou para download duas fontes Unicode bastante elegantes, chamadas “Nakula” e “Sahadeva”. Os nomes, tomados de dois irmãos de Arjuna (personagem que dialoga com Krishna na Bhagavad Gita), teriam sido dados pela empresa (IMRC, Pune – India) responsável pelo desenvolvimento essas fontes, destinadas a um projeto da Universidade de Cambridge.

O autor da página esclarece que essas fontes foram criadas para atender à necessidade de Cambridge para armazenar textos sânscritos digitalizados, por meio de um software chamado “Vinayaka”. Para nós o que importa é que elas funcionam em qualquer programa habilitado para o Unicode, como as ferramentas do Office, da Microsoft, ou os do StarOffice, da Sun (que tem a vantagem de ser distribuído gratuitamente). Alguns arquivos do Yogaforum foram produzidos com essas fontes, para criar uma melhor condição de legibilidade.

Devanagari Fonts – page by John Smith
Essas fontes não são encontradas no mercado, portanto, aproveite enquanto elas estão à disposição nessa página – mantida pelo departamento de Indologia da Universidade de Liverpool.