Os cursos à distância do Sanskritforum.org são ferramentas de aprendizado cada vez mais procuradas por instrutores e praticantes de yoga, interessados em complementar seus conhecimentos e se aprofundar na cultura original do yoga. O diferencial do Sanskritforum é seu conteúdo, focado na cultura sânscrita original do yoga, que foge do padrão do mercado e privilegia a fundamentação nos textos originais.

Com mais de 340 videoaulas já gravadas para atender às necessidades dos cursos já oferecidos, Carlos Eduardo G. Barbosa avalia que, “apesar do enorme investimento de produção, o esforço tem valido a pena. Os estudantes ficam satisfeitos com a metodologia adotada e retornam para fazer novos cursos com a gente. Isso nos deixa bastante confiantes no futuro deste empreendimento educacional“.

Com a média atual de 89 alunos regulares, além de cerca de 40 remanescentes em turmas já encerradas, o site precisou contratar um servidor privado para suportar a rotina de grande movimento de arquivos de áudio e vídeo produzida pelos alunos dos cursos.

Desde o lançamento da primeira turma de alfabetização em Devanagari, em outubro de 2013, seis novas turmas desse mesmo curso foram criadas para atender à demanda, majoritariamente formada por interessados que residem em localidades muito distantes de qualquer curso similar presencial. Mas cerca de 30% dos alunos residem em grandes centros urbanos – e procuraram os cursos em razão da unicidade de seu conteúdo.

O Sanskritforum foi criado por iniciativa dos mantenedores do Yogaforum.org. Se você quiser conhecer os cursos oferecidos no Sanskritforum, siga este link e sinta-se em casa.