Do sonho idealista de Ravi Shankar, um jovem especialista em multimídia, residente em Bangalore, Índia, surgiu um extraordinário projeto de animação cinematográfica: Punyakoti. Baseado em uma fábula popular do Sul da Índia, que tem como tema a importância do compromisso com a verdade, a qualquer custo, o projeto consiste na produção de um filme de animação e um álbum musical – em Sânscrito.

Por estar fora da temática padrão do mercado, o projeto Punyakoti foi concebido para viabilizar sua produção por meio de “crowdsourcing”, ou seja, através da captação de fundos diretamente de seu público alvo, por meio de doações. A empresa Wishberry.in, de Mumbai, foi a plataforma de crowdfunding escolhida para viabilizar a captação de recursos. Se você quiser contribuir para a viabilização desse projeto, visite a página de Punyakoti na Wishberry.in.

Ravi Shankar conversou com o Yogaforum.org acerca de seu projeto, que conta com o inestimável aval do grande músico tamil Isaignani Ilaiyaraaja – a cujo encargo está a trilha sonora do filme.

Ravi-shankarYogaforumQuem é Ravi Shankar?

Ravi – Sou um profissional de recursos humanos que trabalha para a indústria da terceirização de processos empresariais (BPO). Comecei minha carreira em multimídia dirigida para o público infantil e escrevo livros para crianças. Tenho mais de 20 anos de experiência com multimídia. Também sou estudante de Sânscrito. Vivo em Bangalore, India, com minha esposa, dois filhos e meus pais.

YogaforumComo surgiu a ideia de fazer Punyakoti?

Ravi – Punyakoti é uma canção folclórica do sul da Índia sobre uma vaca que fala a verdade, sempre. Eu escrevi uma adaptação dessa canção no formato de um livro ilustrado, há cerca de três anos. Este livro foi também publicado em Sânscrito. Isto se tornou a inspiração para o filme.

YogaforumPor quê em Sânscrito?

Ravi – O Sânscrito é uma linguagem completa e abriga a riqueza de mais de cinco mil anos de sabedoria humana. As novas gerações irão se beneficiar deste conhecimento. Todos os cidadãos responsáveis do mundo precisam fazer alguma coisa para preservar essa nossa herança. Estou fazendo a minha parte, através deste filme.

YogaforumQual é o orçamento da produção?

Ravi – O custo estimado do filme é de cerca de USD 300,000.00 (trezentos mil Dólares americanos). Mas muitos talentos estão se juntando a nós sem cobrar honorários. Por esta razão, podemos acabar gastando bem menos. Estamos lançando uma campanha para arrecadar USD 80,000.00 (oitenta mil Dólares), na primeira fase do projeto.

YogaforumQuando você estima que será o lançamento do filme?

Ravi – A data estimada para o lançamento é o mês de agosto de 2016.

YogaforumComo foi montada a equipe de produção?

Ravi – Eu pedi no Facebook pela ajuda voluntária de animadores que quisessem se responsabilizar por uma cena ou 3 minutos do filme. Muitos ficaram relutantes. Mas uns poucos amigos meus fizeram essas poucas cenas iniciais, e então outros se juntaram a nós.

YogaforumVocês se encontram físicamente?

Ravi – Nós não temos um escritório. Muitos dos voluntários eu nunca encontrei pessoalmente. Nós trabalhamos juntos por email e os desenhos são compartilhados no Google Drive. Eu encontrei alguns deles, pela primeira vez, quando estive em Kerala. Também temos um grupo no WhatsApp. Todo o progresso feito no trabalho da equipe é relatado diretamente em nosso site (http://www.punyakoti.com/).

Maestro Ilaiyaraaja

O maestro Ilaiyaraaja, uma celebridade musical da Índia, endossa o projeto Punyakoti e contribui voluntariamente com a trilha sonora do filme.

YogaforumAlém dos profissionais voluntários, que apoio vocês receberam, até agora?

Ravi – Nós temos promessas de apoio, de pessoas que já fizeram contato conosco, que somam cerca de USD 20,000.00. Celebridades, como o maestro Ilaiyaraaja, endossaram nosso projeto e apaixonados pela língua Sânscrita de fora da Índia, estão a fazer campanha em nosso favor.

YogaforumQue apoio adicional você espera receber ainda?

Ravi – Nós queremos que a mensagem do filme alcance cada amante do Sânscrito no mundo todo, de boca em boca e através das mídias sociais. Precisamos de fundos para completar a trilha sonora e o filme de animação.

YogaforumComo as pessoas de fora da Índia podem ajudar o projeto Punyakoti?

Ravi – Pequenas contribuições de nossos amigos do Sânscrito pelo mundo afora podem nos ajudar muito a levar o projeto adiante. Se escolas de animação ou estúdios de animação quiserem colaborar com a produção das cenas, isso será de grande ajuda, também.

conceptart1YogaforumQual é a mensagem de Punyakoti?

Ravi – A história é sobre honestidade e viver em harmonia com a Natureza. Ela se passa em um vilarejo imaginário chamado Karunadu, onde vive a vaca Punyakoti, que sempre diz a verdade. E narra como muda a vida de Punyakoti em razão das atitudes dos homens da aldeia. O filme trata do conflito entre homens e animais.

YogaforumÉ um filme para crianças?

Ravi – É um filme para todas as idades, e a sua mensagem é passada de uma maneira divertida e visualmente muito rica.

 

Assista abaixo à mensagem de Ravi Shankar, no YouTube, e, se quiser, seja mais um apoiador dessa fantástica produção indiana de cinema.