Se você quer digitar textos sânscritos diretamente a partir do teclado de seu computador, a melhor alternativa para que a digitação seja intuitiva é a instalação do teclado QWERTY, tanto no Mac OS quanto no Windows. Esse mapeamento do teclado do computador distribui as letras do alfabeto Devanagari de conformidade com a posição tradicional das letras latinas tal como apareciam nos antigos teclados das máquinas de escrever.

O nome “Qwerty” vem da sequência das primeiras teclas alfabéticas desse padrão de teclado (como você pode observar na imagem que ilustra esta matéria). Para nós, que estamos habituados a digitar em teclados Qwerty, essa disposição de letras permite um automatismo que se torna muito útil na hora de digitar textos em Sânscrito.

O problema com esse mapeamento de teclado, que faz parte do pacote pré-programado no Mac OSX, é que ele não vem junto com as configurações do Windows. É preciso instalá-lo no sistema e depois ativá-lo para que esteja disponível como uma de suas opções de teclado.

O software que instala o Qwerty no Windows pode ser encontrado no site da Universidade da Columbia Britânica, nos EUA. A mesma página apresenta as instruções sobre como utilizar esse mapeamento de teclado para produzir os glifos do Devanagari, digitando diretamente em seu processador de textos.

A instalação e ativação desse mapeamento de teclado para o Devanagari facilita a vida do estudante de Sânscrito, mas não resolve o quadro essencial de dificuldades práticas do uso do Sânscrito em computadores. O Mac continua a ter seu padrão de processamento de textos incompatível com o UTF-8 (Unicode), o que faz o uso do teclado Qwerty servir apenas para digitar em processadores baseados na Internet – como o tinyMCE. E o Windows, embora muito mais bem comportado na compatibilidade com o UTF-8, nunca teve um software de artes gráficas capaz de processar o Devanagari (isto inclui pacotes como o CorelDraw e o Adobe Creative Suite, entre outros).