Em breve o Sânscrito vai estrear como língua de base para websites e blogs criados com o WordPress. Para que isto se viabilize está sendo formado neste momento um pequeno grupo internacional de voluntários que contribuirão para traduzir do Inglês para o Sânscrito as 3492 linhas de texto do WordPress.

O grupo é coordenado por Carlos E. G. Barbosa, editor do Yogaforum, e a participação no esforço de tradução é livre e aberta para quem estiver interessado, desde que esteja suficientemente familiarizado com o Sânscrito para dar conta das frases relativamente complexas usadas no software, e que também tenha um vocabulário moderno, que incorpore os termos da tecnologia da Internet.

Mesmo pequenas contribuições são muito bem vindas, e certamente permitirão que a meta de completar as quase 3500 “strings” seja alcançada num prazo mais curto. Quem desejar participar desse projeto pode conhecer os detalhes visitando a página que informa os passos necessários para entrar no time.

O WordPress é um software gratuito e de código aberto (open source), desenvolvido em PHP, que está disponível para quem quiser utilizá-lo como plataforma para a construção de seu website ou blog na Internet. O WordPress pode ser instalado com uma grande variedade de recursos adicionais, também gratuitos, na forma de plug-ins, e tem uma infinidade de possibilidades para a personalização visual do site, o que faz dele uma das mais populares opções para quem quer desenvolver seu espaço na rede.

A partir da conclusão desse trabalho, será possível para qualquer desenvolvedor criar um site inteiramente em Sânscrito, em benefício do crescente número de comunidades falantes dessa língua.