O que é o Yogaforum

 

No dia 12 de setembro de 2001, apenas um dia após o ataque terrorista que atingiu a cidade de Nova Iorque e que foi pretexto para a invasão ao Afeganistão e ao Iraque, um seleto grupo de lideranças brasileiras da prática de Yoga se reunia em São Paulo, Capital, para manifestar seu apoio à independência daquela disciplina em relação à educação física. Sentados à mesma mesa estavam personagens que raramente são vistos juntos, mas que, naquele momento, se uniram para expressar sua preocupação com uma ameaça política e econômica, que pairava sobre a grande obra de suas vidas.

O evento foi informalmente chamado de Fórum pela Independência do Yoga no Brasil. E atraiu participantes de diversos estados (Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina além de São Paulo). O local do evento foi a Câmara Municipal de São Paulo, contando com o apoio do então vereador Marcos Zerbini (PSDB) e do gabinete do vereador Carlos Neder (PT).

Quando organizei esse Fórum de Yoga, me ocorreu que era necessário criar espaços de convivência para o Yoga nos quais a diversidade não fosse motivo para desentendimentos, mas onde outros objetivos de interesse comum pudessem colocar corações e mentes em sintonia – em benefício de todos. Tendo em vista a dificuldade de se encontrar um espaço natural sem comprometimento com qualquer das escolas existentes, imaginei que poderia oferecer um espaço virtual para essa convivência pacífica e compartilhamento de informações. Assim surgiu a idéia de um site que se chamaria “Yogaforum Brasil”.

Tempos depois, percebi que esse espaço não deveria ficar restrito ao território brasileiro. A Internet é incompatível com fronteiras nacionais. Grandes colaboradores potenciais vivem em muitos outros países, e eu gostaria de poder contar com eles para construir o conteúdo desse site. Assim, mudei o conceito para “Yogaforum”, simplesmente, e comecei a arquitetar a sua construção.

A temática focada na cultura sânscrita foi escolhida por ser uma das áreas que reúne grande número de entusiastas, especialmente na Índia, e que poderia ser um estímulo adicional à colaboração dos estrangeiros. Mas também considerei o fato de que um movimento em favor da difusão de um Sânscrito falado, criado sob o nome “Samskrita Bharati” em Bangalore, Índia, no ano de 1981, disparou um crescente interesse internacional nessa área – que é a área à qual me dediquei desde essa mesma época, dando aulas de Sânscrito para professores de Yoga.

Em quase três décadas de atividade, percebi um aumento gradual no nível de exigência dos alunos de minhas aulas de Sânscrito, até que há poucos anos comecei a desenvolver um método para a implantação do Sânscrito falado também no Brasil. E essa mudança de rumos pesou bastante na balança, na hora de escolher a temática para o conteúdo deste site.

Assim nasceu o Yogaforum. Um espaço de compartilhamento e um portal para informações confiáveis sobre a cultura sânscrita. O resto é com você. Visite, desfrute, e se tiver alguma sugestão a oferecer, fale com a gente.

Carlos Eduardo Gonzales Barbosa

Editor do Yogaforum

Nosso compromisso
Regulamento