Quando estamos digitando palavras em Devanagari, às vezes queremos manter as consoantes de uma mesma sílaba separadas explicitamente com o uso de viramas. O virama é um sinal, utilizado no alfabeto Devanagari, que se coloca sob uma consoante que se deseja emudecer – pois naquele alfabeto todas as consoantes estão, por padrão, acompanhadas de um som vocálico, a menos que seu emudecimento seja sinalizado com o uso de um virama.

No entanto, quando utilizamos o padrão Unicode (UTF-8) para digitar, nossa opção por representar a separação explícita , pois as consoantes se acomodam automaticamente à medida que são digitadas – a menos que deixemos um espaço em branco entre elas. Veja a ilustração abaixo:

siddhyoh-01

Ao digitar s + i + d + f + D + f + y + o + H utilizando a fonte “nakula.ttf” (na primeira linha da ilustração acima) obtemos um encontro consonantal cujo formato pode iludir o leitor não familiarizado com o Sânscrito. Compare com o mesmo encontro, produzido (na segunda linha) pela mesma digitação (usando o mapeamento de teclado Devanagari-Qwerty), mas utilizando a fonte Sanskrit 2003, que dá um resultado mais claro e correto para a leitura de um estudante do Sânscrito. Uma alternativa que temos para tornar a sílaba mais legível, se estivermos utilizando a fonte Nakula, é a de separar explicitamente as consoantes “da” e “dha”, fazendo uso do virama.

Mas, como fazemos isso?

Algumas fontes, como a Mangal (que é a fonte padrão para o Devanagari no sistema Windows), conseguem resolver esse encontro consonantal dessa maneira que queremos (veja a imagem abaixo), mas isso se deve a uma deficiência da fonte, e não a uma característica opcional. Essa fonte, na verdade, é incapaz de montar esse encontro da maneira como vimos acima com as fontes Nakula e Sanskrit 2003.

siddhyoh-02

Vamos ver se encontramos uma maneira de, intencionalmente produzir este mesmo resultado, mas usando as duas fontes que grafam automaticamente as consoantes juntas, quando digitamos. Como podemos forçar, numa digitação, que um encontro de consoantes seja quebrado por um virama?

Esta solução é bastante simples num manuscrito, mas na digitação direta pelo teclado encontramos o problema do automatismo das fontes no padrão Unicode. O design da fonte Nakula responde à digitação construindo o encontro no formato indesejável que vimos no início.

Aparentemente a maneira mais simples de separar as consoantes é digitando um horroroso espaço entre elas, da maneira que se vê abaixo. Essa solução prática, portanto, traz consigo um novo problema, de natureza estética. Não é esse, certamente, o resultado que procuramos.

siddhyoh-03

Mas é o próprio padrão Unicode que nos oferece a melhor solução, que permite separar as consoantes sem abrir uma lacuna visual entre elas. O caracter Unicode que faz a mágica é conhecido pelo nome “ZWNJ” (U+200C – Zero-Width Non-Joiner) e pode ser digitado de maneira similar às vogais raras do Devanagari, conforme explicamos neste artigo, publicado aqui mesmo no Yogaforum. Basta seguir aquela orientação, utilizando o código “200C” na digitação. A tabela Unicode que apresenta esse caracter pode ser obtida neste link: “General Punctuation” (em formato PDF). O resultado que obtemos com a ajuda do ZWNJ é perfeito. Exatamente o que estávamos procurando, como você pode ver abaixo:

siddhyoh-04

Uma nota final:

Se você estiver digitando em uma página da Internet, em um texto HTML com codificação declarada para o padrão utf-8, existe uma entidade HTML específica para representar esse caracter: “‌”.