“Você não pode pedir a alguém que faça o que você mesmo não faz.”
Mahatma Gandhi – Político e pacifista indiano (1869 – 1948)
———————–
Namaste!
Sempre me perguntam por que não comer carne.
Resolvi, então, responder a essa pergunta e esclarecer algumas questões.
– Leiam as partes que escrevi.
– Os mais interessados entrem nos links e vão descobrir coisas interessantes. (Extras)
– Os que estão querendo fugir de “Maya” (ilusão) e conhecer a realidade, vejam os links no final do texto para mais informações.
Bem, tem um lado muito mais sério do que apenas gosto. Não é uma questão de gostar ou não de carne, de achar o sabor ruim e ter nojo. Alguns vegetarianos não se sentem assim, até gostam do sabor da carne. É uma questão muito mais ampla.
Ser vegetariano é pensar no que se faz, em como se vive, no que se come, nos outros e no planeta. Tem uma filosofia de vida envolvida: não é apenas: “Vamos fazer porque todos fazem!” Mas vou fazer porque EU acho que é o melhor para mim.
Ser vegetariano é lembrar dos 3 “R’s” do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. É querer um mundo melhor, com melhores energias, com consciência, harmonia, respeito a todos os seres e sem violência.
—————————————————————————-
– Como participar de campanhas contra a violência se nós ainda a praticamos de tantas formas diferentes?
– Como participar de campanhas contra violência com animais se ainda colaboramos com a maneira que a indústria de alimentos os tratam?
– Como participar de campanhas para uma cidade limpa se ainda sujamos as ruas e os rios?
– Como cuidar do mundo e do planeta se ainda somos descuidados com nosso próprio corpo e com a nossa saúde?
—————————————————————————-
– Antes de tudo
* Em primeiro lugar, vegetariano é uma pessoa como você que optou em não comer carne. Só isso! Comemos tudo o que não tiver carne. Pense na sua alimentação e veja realmente o que tem carne e o que não tem. Você vai perceber que grande parte, senão a maior parte, da sua alimentação é vegetariana. Mas não basta não comer carne, você deve saber porque está fazendo isso, e como fazer isso. Procure orientação (caso resolva deixar a carne de lado).
* Uma sugestão se você ainda fuma, usa drogas, está viciado em alguns alimentos ou precisa do álcool pra se divertir: o primeiro passo deve ser procurar orientação, descobrir a razão de agir desta forma e procurar sutilizar sua vida aos poucos, dando pequenos passos em direção ao equilíbrio, autoconhecimento e crescimento pessoal.
* Lembre-se de que toda mudança deve ser lenta e com respeito aos que não tomaram as mesmas decisões que você.
* Antes que eu me esqueça:
– Sim! É possível viver com saúde sem carne (muitas pessoas do nosso planta fazem isso há milênios). Um grande mito que existe é que vegetarianos ficam fracos, sem disposição e mais sujeitos a doenças. Uma boa alimentação, sendo ela saudável, bem variada e equilibrada independe da pessoa ser vegetariana. Muitas pessoas não se alimentam de forma adequada, mesmo comendo carnes. Infelizmente alguns vegetarianos também fazem isso, especialmente quando estão iniciando essa nova maneira de encarar os alimentos. Eles apenas tiram a carne de sua alimentação e não se preocupam em equilibrar, aumentar a variedade e a qualidade dos alimentos (o que é o ideal, comendo ou não carne).
Dito isso vamos falar sobre as questões que envolvem esta escolha.
—————————————————————————-
Extra
Net:
http://www.centrovegetariano.org – visite esta página pessoal para mais informações.
Obs. Se os links não abrirem apenas clicando sobre eles, recorte e cole na barra de endereços do seu navegador.
Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2470498137511452143 – 20 motivos para ser vegetariano
—————————————————————————-
Inicie vendo esse pequeno vídeo
Divertido e muito sério, ajuda a abrir nossos olhos para o que não queremos ver… Com certeza o restante do texto vai parecer mais lógico se você começar por aqui.
http://www.themeatrix.com/portuguese/ – Nesse link tem um desenho que explica de uma maneira legal algumas verdades sobre a produção de carne, fazendo uma sátira do filme “Matrix”. É muito bom e curtinho, tem legenda em português. (Se você não viu o filme Matrix… Será sua tarefa de casa.)
Não deixe de ver este link, é muito legal….
—————————————————————————-
– Questão ambiental
* Desmatamento para criação de pasto: muitas florestas estão sendo destruídas para dar lugar às pastagens.
* Esgotamento das fontes naturais de água: um único boi consome mais água do que 30 pessoas por dia. No mundo todo, esses produtores são alguns dos maiores poluidores de rios e lagos. Em 20 anos enfrentaremos a maior crise de água doce – potável – que o mundo já viu, pois, dos 4% de água doce do planeta, 1% já foi poluída. Pense bem: temos 3% de água para a sobrevivência de todos.
* Produção de gás metano (pela eliminação de gases por parte dos animais e dos seus dejetos): responsável (também), entre outras coisas, pelo efeito estufa e pela destruição da camada de ozônio.
—————————————————————————-
Extra
Net:
http://www.svb.org.br/depmeioambiente/VegetarianismoeConservacaoAmbiental.htm – vegetarianismo e conservação ambiental
Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2422980225666276847 – vegetarianismo e proteção ambiental
—————————————————————————-
– Questão da crueldade com os animais
* O que fazemos com os animais é realmente pavoroso. Grande parte da carne que consumimos é de animais criados em cativeiro, que nunca viram sequer a luz do Sol.
* Eles são transportados ainda vivos empacotados em caixas, em condições terríveis de temperatura, sem alimentação, até a hora do abate.
* São mortos de uma maneira cruel e impiedosa, com muita dor e sofrimento.
* Muitos animais são mutilados para evitar que se machuquem, pois quando confinados eles se tornam mais violentos (assim como nós humanos).
* Os sentimentos, as sensações e os pensamentos ficam marcados nas moléculas de água, assim como ficou comprovado com os estudos dos cristais de água. Imagine as moléculas destes animais que têm uma vida em condições péssimas, vivendo com medo, longe do Sol, e sendo mortos de uma maneira tão cruel.
* Houve uma época em que foi importante para os seres humanos se alimentarem de carne, especialmente em locais onde as condições climáticas não permitiam a produção de outras formas de alimentos como invernos rigorosos ou desertos com terras inférteis. Mas hoje temos escolha: podemos optar por comer ou não carne e manter (ou melhorar) nossa saúde.
—————————————————————————-
Extra
Net:
http://www.pea.org.br/crueldade/index.htm – conheça a verdade
Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2422980685227777519 – vegetarianismo e proteção animal
—————————————————————————-
– Questão de saúde
* A carne está ligada a uma série de doenças, desde solitária, gripe do frango, vaca louca até colesterol alto e câncer, entre outras.
* A quantidade de hormônio contida na carne hoje em dia é impressionante, pois é usado para triplicar o peso dos animais em tempo recorde para melhorar o seu valor de mercado. Muitos animais morrem antes de chegar à fase adulta vítimas de ataques cardíacos produzidos por causa do confinamento e dos hormônios.
* Por conta dessas mortes, uma grande quantidade de antibióticos é administrada aos animais para que eles resistam mais. Consumindo carnes, consumimos também essas substâncias e assim aumentamos a resistência dos vírus, por isso nossos remédios são cada vez mais fortes.
—————————————————————————-
Extra
Net:
http://www.svb.org.br/folhetos/OVegetarianismoeasuasaude.htm – vegetarianismo e sua saúde
http://www.europanet.com.br/vegetarianos/index.php – revista para vegetarianos, nas bancas
—————————————————————————-
– Questão da fome no mundo
* No momento, existe terra, energia e água suficientes para alimentar mais do que o dobro da população. No entanto, metade dos grãos produzidos é destinado aos animais enquanto milhões de seres humanos passam fome.
* Os países pobres produzem e exportam grãos para alimentar o gado das nações ricas.
—————————————————————————-
Extra
Net:
http://www.vegetarianismo.com.br/artigos/producao.htm – página completa com dados sobre a produção de carne, grãos e utilização de água
http://www.svb.org.br/folhetos/Oqvcprecisasabersobrevegetarianismo.htm – o que você precisa saber sobre vegetarianismo
—————————————————————————-
Como foi a minha decisão
* Parei de comer carne quando vi como um animal é morto. Entendi que, se alguém (seja mamífero, ave ou peixe) tem que morrer para eu poder viver, eu não quero participar disto. Eu adoro animais, não quero isso para meu cachorrinho, não quero isso para nenhum animal, especialmente os da minha espécie (mamíferos). Algumas pessoas não se importam. Já conversei com pessoas que trabalham em matadouros, presenciam tudo e não se importam. Continuam a se alimentar com a carne. Eu me importo. Deixei de comer carne vermelha com 15 anos, frango aos 20 e peixe aos 22, tenho 37… Se fizesse mal à saúde eu estaria muito mal (rs). Depois, felizmente, aos 16 anos conheci o yoga e a alimentação indicada para o yoga é a vegetariana. Descobri que quase metade do mundo é vegetariana, ou seja, eu não sou o único e, então, entendi que essa é uma escolha. Se somarmos apenas os Hindus e os Budistas (que são vegetarianos) temos praticamente 1/3 do mundo que não se alimenta de carne. É uma continuação no seu processo de ganhar consciência.
* O importante é que seja a sua escolha consciente, sabendo o que é a carne (ou qualquer outro alimento), como é feita, produzida, comercializada, o que faz para seu corpo e sua mente, o que faz ao planeta, ao meio ambiente, o que acontece com os animais, como são tratados, comercializados, etc.
Então escolha conscientemente o que quer pra você. Não porque eu falei, porque seus pais falaram ou porque você viu na televisão, mas porque você se informou e tirou suas conclusões… Isso é liberdade de escolha. O yoga visa libertar sua mente de condicionamentos, ou seja, comportamentos que temos porque alguém nos disse que são verdadeiros, para que passemos a agir de acordo com a nossa verdade, nossa escolha. Eu escolhi a minha verdade, mas, para isso, estudei, li, vi, visitei lugares, fiz cursos, etc…
* No yoga temos nossas 10 normas éticas a serem seguidas (na forma de orientações e não proibições). A primeira delas “Ahimsa” – Não violência. Seja para com pessoas, animais ou com o meio ambiente.
* Não reciclar o lixo é uma forma de violência, jogar lixo na rua, não usar produtos biodegradáveis também. Mas existem muitas outras formas de violência, comer carne é apenas mais uma delas. Estamos sempre prontos para reclamar a respeito da violência no mundo, mas nós mesmos contribuímos com essa violência de maneiras mais ou menos sutis. Pense nisso! Reflita e aja.
Eu acredito que essas razões já sejam suficientes para uma mudança de atitude se você deseja fazer desta a sua filosofia de vida.
—————————————————————————-
Extra
Net:
http://www.vegetarianismo.com.br/porquevegetariano.html – porque me tornei vegetariano
Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2507320221426127740 – porque me tornei vegetariano
—————————————————————————-
– Consideração e respeito
* Bem, agora queria dizer que não considero melhores as pessoas que não comem carne. Apenas acho que temos nossas escolhas e nossos níveis de evolução.É preciso respeitar quem está acima e quem está abaixo, pois nunca sabemos ao certo onde estamos. Não é apenas a alimentação que faz de alguém superior, para isso tem um exemplo ótimo:
* Madre Teresa de Calcutá comia carne…
—————————————————————————-
Extra
Orkut:
http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=5167097 – minha comunidade (orkut) de vegetarianos de Bauru
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2422970394486136303 – tópico na minha comunidade com vários links sobre vegetarianismo, proteção ambiental, animal, etc…
—————————————————————————-
– Respondido?
“Sejamos nós as mudanças que queremos ver no mundo”
(Mahatma Gandhi)
* A informação é essencial, pois estamos todos muito ocupados com nosso dia-a-dia e nos afastamos de detalhes que fazem uma diferença enorme em nossas vidas, em nossa saúde e na saúde do nosso planeta. Os argumentos a favor da carne são apresentados o tempo todo e achei que deveria mostrar uma outra visão. Em posse dessas informações, iremos tomar atitudes para mudar nossa sociedade, nossas escolhas e comportamentos…
* Pense um pouco. Que tal quebrar os condicionamentos?
“Subi nesta mesa apenas para ter um outro ponto de vista”
(Robin Willians no filme Sociedade dos Poetas Mortos)
* É uma questão de escolha. Saiba, veja, pense, reflita e escolha.
Vou respeitar sua escolha assim como espero que respeite a minha.
Fique em paz.
Om Shanti!
—————————————————————————-
Veja esses vídeos…
http://video.google.com/videoplay?docid=195777870900147944 – um vídeo narrado por Alec Baldwin (ator vegetariano e ativista) mostrando cenas de violência contra os animais. Conheça sua carne, com cenas mais fortes
http://www.petatv.com/veg.html – veja aqui mais vídeos do PeTA, uma organização mundial para o tratamento ético dos animais (em inglês)
http://www.youtube.com/watch?v=gRuPGoHVN3M – Store wars, vídeo sobre produtos orgânicos (paródia do Star Wars, muito bom)
http://www.pfilosofia.pop.com.br/04_miscelanea/04_16_video/video.htm – link com diversos vídeos (A carne é fraca, Terráqueos, Dancem macacos dancem, entre vários outros) para ver ou baixar. Não deixe de visitar
—————————————————————————-
– Se estiver realmente interessado visite estes sites.
http://www.svb.org.br/folhetos/Oqueeservegetariano.htm – uma página que explica os tipos de vegetarianos
http://www.vegetarianismo.com.br/famosos – um link com uma lista de vegetarianos famosos. Só por curiosidade: concordo que eles puxaram sardinha para o vegetarianismo ao citar Jesus Cristo (rs)
http://www.institutoninarosa.org.br/ – Instituto Nina Rosa, eles tem um Dvd chamado “A Carne é Fraca” muito informativo e não muito apelativo, vale a pena
http://www.pea.org.br/ – site do projeto esperança animal. Fazem um trabalho contra a violência com os animais. Tem uma sessão de fotos e vídeos muito interessantes, mas um pouco mais forte
http://www.svb.org.br/folhetos/folhetos.htm – site com muitas informações, da Sociedade Vegetariana Brasileira
—————————————————————————-
No Orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2432055817980239343 – tópico com links para vários sites vegetarianos
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3245453 – comunidade de veterinários vegetarianos
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5687266 – comunidade de nutricionistas vegetarianos
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2470498137511452143 – tópico 20 motivos para ser vegetariano
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2422977223484136943 – como substituir a carne em pratos tradicionais
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5167097&tid=2485869780366679535 – o que pensam os famosos
—————————————————————————-
Assista os filmes:
MATRIX 1 – 13o Andar – Cidade das Sombras – K Pax – Sociedade dos Poetas Mortos – Quem Somos Nós 1 e 2.
– Mas assista com olhos de quem quer fazer a diferença, de quem não quer mais estar adormecido e quer despertar.
Liberte sua mente.
É tão difícil acreditar que estamos presos a condicionamentos?
—————————————————————————-
Qualquer coisa entrem em contato…
Fernando Perri
Instrutor de yoga, psicólogo e psicodramatista
E-mail: omnando@uol.com.br
Perfil no orkut: www.orkut.com/Home.aspx?xid=16710793154259071951
Comunidades no orkut:
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5167097 (Vegetarianos de Bauru)
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1781620 (Yoga em Bauru)
—————————————————————————-
Só por curiosidade:
Qual é o Quinto mandamento mesmo?
(algumas versões dizem que é o sexto)
Não?…
Não lembra, não é? Dá uma olhada então…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_mandamentos
—————————————————————————-
Recentemente me deparei com um sistema alimentar denominado vegetarianismo simbiótico. Resumindo não se come nada que se tenha que matar um ser vivo. Animais nem se fala, mas toda planta que para ser comida tenhamos que mata-las: mandioca, batata, mandioquinha etc…
Refleti bastante até o dia em que senti que realmente tem sentido.
Sou vegetariano a 15 anos e estou tentando esta nova realidade.
Mas como sempre fazendo de forma que não seja violento para mim.
abraço