A seção de downloads deste site disponibiliza gratuitamente alguns arquivos de apoio para o estudo do Sânscrito, concebidos para oferecer o passo-a-passo da língua. E certamente o primeiro passo é a alfabetização. Por isso foram publicados três arquivos que se complementam e que atendem à necessidade de familiarização com o alfabeto devanagari.

O primeiro apresenta o quadro geral do alfabeto, com a estrutura básica e algumas dicas adicionais. O segundo arquivo traz a explicação sobre como utilizar o alfabeto devanagari para escrever em Português, e adicionalmente traz alguns exercícios para você ter uma referência de como proceder para escrever nossas palavras com esse outro alfabeto. O terceiro arquivo tem apenas as soluções dos exercícios, de modo que você possa conferir seu desempenho.

Esses arquivos foram elaborados como suporte aos usuários do curso de Sânscrito em DVD, mas podem ser utilizados sem dificuldade por qualquer pessoa interessada nesse aprendizado.

Para você ter uma idéia do que seja esse tipo de exercício, veja abaixo este mesmo parágrafo que você está lendo reproduzido em devanagari (mas ainda escrito em Poruguês).

पर वोसे तेर् उम इदेय दो के सेज एसे तीपो दे एज़ेर्सीस्यो वेज अबैषो एस्ते मेस्मो पराग्रफ़ो के वोसे एस्ता लेन्दो हेप्रोदुज़ीदो एम् देवनागरी ( मज़् अयीन्द एस्क्रीतो एम् पोर्तुगेस् )॥

Para baixar os arquivos, siga este link para a área de downloads e localize o arquivo de sua preferência. Bom proveito.