Patanjali, pelas mãos da artista Tamara Nowascky - © 2010

Em Florianópolis, uma oportunidade para entender e experimentar o yoga tal como era há mais de dois mil anos

A origem do yoga como doutrina passa inevitavelmente pelo nome de Patanjali. Esse personagem sobre quem se sabe muito pouco deixou-nos uma obra que formulou as bases teóricas do yoga e inaugurou mais um importante capítulo da cultura hindu. Há quem diga que se trata de uma doutrina intelectual, teórica, mas acreditamos que as lições encadeadas pelos sutras do yoga são de caráter bastante prático.

As práticas que surgem das reflexões oferecidas pelo texto sânscrito de Patanjali têm um poder transformador capaz de corrigir o rumo de nosso comportamento. Seguindo a meta traçada pelas primeiras frases da obra, Patanjali nos conduz à melhor compreensão dos mecanismos internos de nossa mente, o que leva a um estado de espontânea naturalidade em todos os nossos atos. Essa também é a proposta do workshop que será promovido nos dias 20 a 22 de maio em Florianópolis.

Esta atividade, guiada por Carlos Eduardo G. Barbosa, visa dar ao participante uma experiência vivencial dos princípios do yoga, tal como foram propostos nos Sutras de Patanjali. Na parte teórica, serão oferecidos 15 pontos essenciais de reflexão sobre o conteúdo do texto original. Na parte prática serão apresentados dez procedimentos que permitem experimentar de modo direto os ensinamentos de Patanjali.

Se você quiser participar desse workshop, entre em contato com o instrutor pelo email carlos.eduardo@mais.com ou telefone para (48) 8423-8231