Fique por dentro das informações mais importantes do noticiário indiano ouvindo as informações em Sânscrito moderno.

A All India Radio (AIR) veicula diariamente dois noticiários, de cinco minutos cada, com as notícias mais importantes do dia faladas em Sânscrito. Esses noticiários são também distribuidos na Internet em tempo real ou em arquivos de áudio mp3.

Para desfrutar dessa oportunidade diária de acostumar seus ouvidos ao Sânscrito que se fala hoje na Índia, visite o site da rádio em http://www.newsonair.com/nsd_schedule.aspe localize na grade de línguas os dois arquivos do dia. Acostumar-se à cadência e musicalidade do Sânscrito pode ajudar muito no seu aprendizado dessa língua.

Como aprender com a News On AIR

Ao ouvir as notícias pela rádio pode-se perceber que os indianos falam muito rápido (em qualquer língua). Isso pode complicar um pouco a compreensão do assunto e desanimar o estudante. Mas existem dois sites que são a alegria de quem quer treinar o Sânscrito ouvindo essas notícias.

Para começar, você deve procurar o site “Sanskrit Documents Collection”, mantido pelo indiano Nandu Abhyankar, onde você vai encontrar dezenas de arquivos “mp3” com as notícias veiculadas em datas anteriores. Isto significa que você pode ouvir uma grande variedade de gravações, com locutores (e qualidades) diferentes.

Para acompanhar a audição, você pode procurar a transcrição em devanagari que dois apaixonados sanscritistas (Viresh Kashyap e Richard Holzberger) estão publicando no site “Karmadhikara”. Este site é publicado exclusivamente em Sânscrito (e só no alfabeto Devanagari), e, além das transcrições, oferece também alguns artigos interessantes, que são excelentes maneiras de treinar a sua leitura sânscrita moderna. Vale a pena passear pelo seu conteúdo.

Sanskrit Documents Collection Este link já leva diretamente à página que contém os arquivos de áudio.

कर्माधिकारः as transcrições estão registradas em calendários na página “vArttAH” (“notícias”). Você deve clicar na data escolhida para obter o texto.