Yogaforum propõe levantamento para quantificar, estimativamente, o número de praticantes e instrutores de yoga em atividade nas instituições do Brasil, hoje.

O Yogaforum inicia, a partir de hoje, um levantamento quantitativo informal de praticantes e instrutores de yoga no Brasil. Através de uma conta de email dedicada, esperamos receber informações de instituições de todo o país sobre o número de praticantes e instrutores ativos. O objetivo é organizar essas informações e disponibilizar esses dados para os próprios colaboradores. Naturalmente será assegurada a privacidade das informações fornecidas.

Para participar desse levantamento, a instituição que quiser colaborar precisa apenas enviar para o email censo@yogaforum.org uma mensagem com o assunto “censo do yoga” e o seguinte formato (copie e cole no corpo da mensagem):

Nome da instituição:
Número de instrutores:
Número de praticantes (não inclua aqui os instrutores):
Nome do município:
Estado:
Tipo de yoga praticado:
Nome do responsável pela informação:

Quanto ao tipo de yoga praticado, coloque apenas o essencial para identificar o tipo de prática (por exemplo, “meditação” ou “hatha yoga”). Se tiver dúvida, deixe em branco.

Para os praticantes desvinculados de qualquer instituição que puderem colaborar com nosso levantamento, pedimos que nos enviem um email nos mesmos moldes acima, substituindo o nome da instituição pela expressão “indivíduo” – acompanhado de um nome próprio – e informando apenas um praticante (se mais do que um, pedimos a gentileza de enviar um email diferente para cada um). O número de instrutores deve ser deixado em branco, neste caso, mesmo que haja o acompanhamento de um orientador. Veja um exemplo abaixo:

Indivíduo: Carlos Eduardo
Número de instrutores:
Número de praticantes (não inclua aqui os instrutores): 1
Nome do município: São Paulo
Estado: SP
Tipo de yoga praticado: Meditação
Nome do responsável pela informação: Carlos Eduardo

Simples, não é mesmo? Mas só use esta opção se você não estiver praticando formalmente em alguma instituição (escola, templo, clube, empresa).

A idéia de fazer este levantamento surgiu em março de 2005 em um fórum de discussão da comunidade “Yoga Brasil” no Orkut, em razão de um número que circulava naquele momento entre os membros das comunidades de yoga. A estimativa de cinco milhões de praticantes de yoga no Brasil partiu de um cálculo divulgado, na época, por instrutores da rede DeRose, em especial Rosana Ortega, que apresentou as razões que levaram a esse número, naquele momento. Apesar de ter sido uma tentativa válida de quantificar o público envolvido com a prática de yoga, o cálculo se fundamentava apenas numa matemática de suposições e infelizmente não tinha o suporte de dados colhidos em campo, diretamente das instituições e dos praticantes.

O que propomos é justamente a coleta desses números a partir das próprias instituições que promovem práticas de yoga no Brasil. Para que funcione adequadamente e produza resultados úteis, este levantamento depende de um esforço de divulgação desta proposta, e da participação de um grande número de apoiadores voluntários cuja tarefa seria apenas a de levar essa pesquisa às suas redes de contatos.

E então, vamos participar?

Informações gerais do IBGE para 2007

População total do Brasil: 183.989.711
Unidades da Federação: 27
Municípios: 5.564
Menos populoso: Borá (SP) – 804 hab.
Mais populoso: São Paulo (SP) – 10.886.518 hab.
Mais de 1 milhão de habitantes: 14 municípios.
Até 100 mil habitantes: 5.311 municípios
Até 50 mil habitantes: 4.998 municípios
Até 20 mil habitantes: 4.004 municípios
Área do território nacional: 8.514.876,599 km2

Nomes que se repetem
Há cinco municípios chamados “Bom Jesus”, quatro chamados “Bonito”, “Planalto”, “Vera Cruz” e alguns nomes de santas e santos. Muitos outros municípios têm nomes que são iguais aos de mais um ou dois outros. Algumas repetições são naturais, por serem nomes comuns, como “Floresta”, mas outras são inesperadas, como “Hidrolândia”.

População/área geográfica
A distribuição da população é muito desigual pelos municípios. Barcelos (Amazonas) tem 122.475,7 km² (equivale a metade da área territorial do Estado de São Paulo, ou quase três vezes o Rio de Janeiro), e apenas 24.567 habitantes. Já São Paulo (SP) em apenas 1.522,9 km² conta com 10.886.518 habitantes.