Em breve o Sânscrito vai estrear como língua de base para websites e blogs criados com o WordPress. Para que isto se viabilize está sendo formado neste momento um pequeno grupo internacional de voluntários que contribuirão para traduzir do Inglês para o Sânscrito as 3492 linhas de texto do WordPress.
O grupo é coordenado por Carlos E. G. Barbosa, editor do Yogaforum, e a participação no esforço de tradução é livre e aberta para quem estiver interessado, desde que esteja suficientemente familiarizado com o Sânscrito para dar conta das frases relativamente complexas usadas no software, e que também tenha um vocabulário moderno, que incorpore os termos da tecnologia da Internet.
Mesmo pequenas contribuições são muito bem vindas, e certamente permitirão que a meta de completar as quase 3500 “strings” seja alcançada num prazo mais curto. Quem desejar participar desse projeto pode conhecer os detalhes visitando a página que informa os passos necessários para entrar no time.
O WordPress é um software gratuito e de código aberto (open source), desenvolvido em PHP, que está disponível para quem quiser utilizá-lo como plataforma para a construção de seu website ou blog na Internet. O WordPress pode ser instalado com uma grande variedade de recursos adicionais, também gratuitos, na forma de plug-ins, e tem uma infinidade de possibilidades para a personalização visual do site, o que faz dele uma das mais populares opções para quem quer desenvolver seu espaço na rede.
A partir da conclusão desse trabalho, será possível para qualquer desenvolvedor criar um site inteiramente em Sânscrito, em benefício do crescente número de comunidades falantes dessa língua.
Mas que interessante! Brilhante iniciativa. Não dá para colaborar por ser neófita no estudo do sânscrito, mas estou torcendo pela concretização da ideia. Quando pronto, espero já conseguir ler.
Prana-vallabha Devi Dasi
Uma excelente notícia! Obrigado…