Encontros mensais de leitura e reflexão sobre obras tradicionais da Cultura Sânscrita, com foco na mitologia do yoga.

Nada melhor para quem deseja aprofundar seus estudos do yoga do que se entregar à leitura das obras originais que criaram o ambiente cultural no qual o yoga surgiu e se desenvolveu. E esse estudo pode se tornar ainda melhor quando fazemos a leitura em conjunto, solidariamente.

Os Encontros de Leitura Solidária são oportunidades para reflexão e troca de idéias sobre temas de interesse comum dos participantes. Ali compartilhamos nossas visões sobre o conteúdo de obras importantes e significativas que merecem um aprofundamento em sua leitura. Nosso foco é a elucidação de temas doutrinários do Yoga e também aspectos pitorescos da mitologia hindu relacionada a essa doutrina. Em cada encontro se faz a leitura de trechos traduzidos diretamente do Sânscrito, para evitar as distorções usuais de traduções.

Nossos Encontros começam com o Shiva Maha Purana, uma obra importante para quem deseja conhecer melhor o perfil do deus Shiva e os personagens relacionados à sua mitologia (Sati, Parvati, Ganesha, Skanda, e outros). Vamos conhecer os cenários de suas histórias e os episódios mais importantes do ciclo mitológico desse deus – tal como são contados nesses textos originais.

Posteriormente vamos mergulhar nos Vedas e em obras tântricas do yoga, sempre em encontros para investigar em conjunto todas as minúcias dos temas abordados. Participe de nossos encontros ou promova você mesmo uma leitura solidária.

Para saber mais sobre nossos encontros, veja os detalhes do primeiro encontro neste link.