carlos-omPara quem aprecia o Yoga e deseja aprofundar seus conhecimentos, o Núcleo de Estudos Yoga Nataraja e o Espaço Mahal, estão oferecendo em São Paulo quatro cursos com o professor Carlos Eduardo Gonzales Barbosa (de Florianópolis), que serão ministrados a cada dois meses, de janeiro a novembro de 2013. Os quatro cursos constituem um conjunto integrado, mas cada um deles pode ser feito separadamente, se o participante assim preferir.

As atividades são sempre em um domingo, e ocorrem na seguinte ordem: Sânscrito Iniciante (9:00 às 10:30); Mitologia Hindu (10:30 às 12:30); Mitologia dos Asanas (14:30 às 16:30); e Sânscrito Avançado (16:30 às 18:30). As datas dos encontros são 20 de janeiro, 17 de março. 19 de maio, 21 de julho, 15 de setembro e 10 de novembro de 2013.

Esses cursos têm por finalidade básica acrescentar profundidade aos conhecimentos de praticantes e instrutores de yoga. A cultura sânscrita, na qual o yoga nasceu e se desenvolveu, é o foco de todos os quatro cursos. Os cursos de Sânscrito dão uma certa familiaridade com a língua, com vistas à leitura de trechos da literatura original do yoga. Os cursos de mitologia se apoiam nos jogos semânticos das narrativas míticas que formam o cenário geral do Hinduísmo e do Yoga.

Em especial, o curso que trata da Mitologia dos Asanas leva o participante a perceber sua prática em uma dimensão totalmente nova, que havia desaparecido da literatura moderna do yoga. Ao travar contato com as narrativas míticas que se ocultam por trás do nome de cada asanam, o praticante se beneficia da força extraordinária, transformadora, dos mitos para alcançar recursos pessoais internos que passam despercebidos quando não dispomos dessas ferramentas culturais de acesso aos poderes de nosso inconsciente.

A participação em qualquer um desses cursos é aberta, e basta você telefonar para (11) 3812-7271 ou (11) 2476-1000 e fazer sua inscrição.