Instrutores e praticantes de Yoga poderão travar contato com uma forma bem antiga da meditação hindu, no sábado, dia 6 de outubro de 2012. Nessa data será realizado em Blumenau o workshop “A Meditação dos Yoguis”, com Carlos Eduardo G. Barbosa – fundamentado em seu livro homônimo, publicado recentemente.

O evento oferece a oportunidade de conhecer na prática a meditação baseada no espaço mítico. Esse espaço subjetivo é povoado por criaturas míticas, mas é também o meio pelo qual travamos contato com nosso inconsciente e com toda uma série de grandes forças aí presentes. Representadas por deuses e deusas, pelos antigos hindus, essas forças se organizam segundo as direções do espaço e interferem, de dentro para fora, nos eventos do mundo natural.

Extensamente desenvolvido pela literatura sânscrita mais antiga, e presente integralmente na literatura tântrica do yoga, esse conceito do espaço mítico foi gradualmente omitido das traduções e comentários modernos sobre essa mesma literatura. Apesar de sua grande eficácia comprovada pelos yoguis ao longo de séculos de experimentos, o seu caráter subjetivo provocou sua rejeição em favor de práticas objetivas de ginástica corporal e exercícios respiratórios.

Se você gostaria de caminhar por essa senda antiga, presente em obras importantes, como o “Yoga Vasishtha”, e sobretudo ressuscitada pelo crescente interesse na Vastu Vidya – a arte dos objetos e dos espaços – este evento é uma boa oportunidade. Veja outros detalhes na página do evento.

Os participantes deste evento receberão certificado de participação emitido pelo Yogaforum.org.