Ao praticar yoga raramente nos perguntamos a razão pela qual determinado nome tenha sido escolhido para a postura que estamos executando. Os nomes são aceitos como são, como se fosse a coisa mais natural do mundo chamar aquela posição do corpo por aquele nome.

Embora alguns nomes possam ser encarados como meras descrições das partes do corpo envolvidas na realização daquele asana em particular, todos os nomes, na verdade podem ser lidos alternativamente sob a perspectiva do pensamento mágico do Natha Sampradaya – escola tântrica que criou o Hatha Yoga.

Os mestres tântricos tinham o curioso hábito de falar e escrever numa linguagem cifrada, conhecida como “sandhyabhasha” (“linguagem do anoitecer”), cuja característica era a de misturar elementos decritivos explícitos com referências obscuras, que possivelmente seriam compreendidas apenas por indivíduos iniciados na sua comunidade.

Isso transparece também nos nomes de posturas, que podem ter significados ocultos muito distintos daquilo que uma leitura superficial poderia oferecer. Essa profundidade pode ser parcialmente alcançada também por quem, ainda que não sendo iniciado no grupo que escolheu os nomes, analisa as palavras utilizadas por suas referências em mitos e por suas características formais dentro do Sânscrito.

Seguindo por esse caminho podemos descobrir que o nome da padmasana se vincula misticamente à escala musical hindu. E também que faz um anagrama com a palavra “padam”, que significa “passo” e que é utilizada para designar o conceito de “palavra” numa frase, e assim por diante. A informação extraida por esses procedimentos de leitura “não-usual” é lançada sobre o próprio nome original com a finalidade de dar a ele um novo sentido ou para iniciar uma nova trajetória circular de descobertas. Dessa forma, é possível elaborar um cenário mental que pode ser usado como um pano de fundo para a meditação durante a prática daquela postura.

Como o yoga não é apenas uma atividade corporal, esse exercício de leitura enriquece a experiência do praticante, e multiplica os efeitos esperados com a execução dos asanas.

Para orientar professores e praticantes de yoga sobre esse processo de desvendar os nomes dos asanas, o Centro de Estudos de Yoga Narayana oferece um curso especial ministrado por Carlos Eduardo G. Barbosa. As informações podem ser solicitadas pelo telefone (11) 3826-5549.