É muito freqüente entre os aficionados do Sânscrito ou do Yoga a dúvida na hora de escolher um livro que trate de mitologia hindu. É difícil saber se o conteúdo é confiável, e também se é de leitura acessível para alguém que não esteja familiarizado com as línguas e as culturas do subcontinente indiano.

O italiano Roberto Calasso conseguiu a proeza de colocar no papel a complexa (e confusa) mitologia hindu em uma forma narrativa simples, clara, linear e encadeada. O seu livro “Ka”, publicado no Brasil pela Companhia das Letras em 1999 é uma preciosidade para o estudante da Cultura Sânscrita.

No entanto, apesar de primar pela simplicidade e leveza, é importante ressaltar que o autor fez um trabalho rigoroso de consulta às fontes originais dessas narrativas, e preserva os nomes originais sânscritos impecavelmente transliterados no padrão acadêmico IAST.

Adicionalmente, a excelente produção editorial (uma característica usual da Companhia das Letras) torna a leitura dessa obra ainda mais agradável. Se você quiser adquirir seu exemplar de “Ka”, não se demore, que a primeira edição já está se esgotando e não há previsão de nova impressão por aqui.

Veja abaixo onde encontrar esse livro em Português ou em Inglês.