Sou professor de língua sânscrita, com formação em Letras, cursando atualmente o doutorado no Departamento de Semiótica e Lingüística Geral da FFLCH/USP (CNPq). Meu projeto de pesquisa está inserido na área de Língua e Literatura Sânscrita, sob a orientação do Professor Mário Ferreira. Estudo as coleções de textos sânscritos conhecidas como Purāṇa. Essa pesquisa tem resultado num trabalho de tradução de hinos de louvor à Deusa (Devī), entre outros frutos que pretendo compartilhar em breve.
No mestrado, fiz uma tradução literária de um poema sânscrito chamado Gītagovinda, atribuído a Jayadeva (séc. XII d.C.), estruturado em 24 canções que narram um episódio amoroso de Kṛṣṇa e Rādhā. A tradução do Gītagovinda será em breve publicada numa edição com notas, glossário e uma introdução que o contextualiza diante da tradição devocional, da cultura tântrica e da literatura sânscrita clássica.
Mantenho, ao lado dos estudos do doutorado, o foco no desejo primordial que motivou o aprendizado da língua sânscrita: o Yoga, em suas várias vertentes, que podem ser aproximadas das disciplinas contemporâneas da psicologia e da filosofia, e também da mística e da religião. Os textos das vertentes tântricas, incluindo os relacionados ao Haṭhayoga, têm sido objeto de interesse e de experiências muito motivadoras.
Ola!Gostaria muito de uma consultoria para uma tradução!Voce realiza esse servico?
Obrigada!
Olá João, tudo bem? Gostaria de fazer uma tatuagem em sânscrito e para isso gostaria do seu serviço. Como posso fazer? Fico no aguardo! Obrigada!
Olá João,
Tive o prazer de conhecer a Índia a alguns anos atrás e desde então estou fascinado pela cultura do País, agora estou louco para fazer uma tatuagem na escrita Devanagari com uma frase que minha mãe sempre me falava.
Claro que gostaria da ajuda de um profissional para fazer a coisa certa, se puder me ajudar ficarei imensamente grato.
Obrigado.
Rafael
João, Boa Noite!
Gostaria, se possível da sua ajuda. Já procurei na internet(Google), informações sobre sânscrito,porem o único site que me passou confiança foi o Yogaforum. Sou fascinada pela índia, e tenho muito interesse em tatuar uma frase, na verdade 2.
Tudo posso naquele que me fortalece
Vida.
Ficarei grata com sua ajuda.
Abraços.
Fernanda.
Bom dia João Carlos, sei que deve estar cansado de tantas pessoas lhe pedindo traduções e auxílio, afinal deve ter mil coisas para fazer e isso deve cansar um pouco (ainda mais porque não seria sua atividade profissional: cobrar por traduções em Devanagari). Já vasculhei o google, não encontrei ninguém que faça este tipo de trabalho, conhece muitos estudiosos, pode me indicar alguém que faça este tipo de serviço? Obrigada antecipadamente e desculpa (você deve ouvir pedidos como este todos os dias, mas é porque vocês são raros!) Abç.
Olá João, como vai?
Gostaria de poder contar com sua ajuda para transliterar algumas palavras para o sânscrito. Se você fizer este tipo de trabalho, podemos combinar os detalhes por email.
Aguardo resposta, e obrigada desde já.
Olá João Carlos,
Eu gostaria de saber se você pode me ajudar na tradução de duas frases pertencentes ao livro Ramayana: “Rama, a Lua clara é formosa, e,deslizando para trás de uma nuvem, ou minguando, a sua visão continua sendo bela.” e “Rama, Não deixes que os usos do mundo desalentem teu coração,sendo tu um guerreiro.”
Abraço.
Boa noite Carlos,
Estava precisando fazer uma tradução de uma frase do português para o sânscrito.
Não consegui ninguém que pudesse me ajudar.
Queria tatuar uma pequena frase,que passarei a você, se puder ajudar.
Muito obrigada!
Boa noite Joao Carlos, estou procurando a trasliteracao para a palavra Om, porem nao a encontro. Gostaria de saber se pode me ajudar. Grata desde ja.
Boa tarde, gostaria de tatuar o nome Tereza em sânscrito e gostaria de saber como fica a transliteração. desde já , muit obrigada
Caro João
gostaria muito de te pedir uma grande ajuda.
sou integrante de um centro ecumênico que realiza trabalhos filantrópicos, com crianças órfãos, portadores de hiv, drogados, idosos.
também realizamos trabalhos gratuitos com curas através de cristais e outros métodos.
e gostaríamos de pintar em nossa sala de acolhimento , uma frase que usamos munto em nossos trabalhos e passamos a diate para os frequentadores mas gostaríamos de pintar ela em sânscrito(Devanágari)
a frase é:
“eu sou a luz de Deus que é sempre vitoriosa”.
grato pela sua atenção.