Quem não gosta de ouvir histórias? Ouvir histórias é uma das maneiras mais agradáveis e eficazes de aprender coisas que ficarão marcadas em nossa mente por toda a vida. Cecilia Meireles (1901-1964) lucidamente adverte que “a literatura não é, como tantos supõem, um passatempo. É uma nutrição1Em “Problemas da Literatura Infantil”, São Paulo, 1979, Summus Editorial, pág. 28. Ainda segundo essa brilhante escritora, as histórias são parte de nossa formação como seres humanos, e nos ajudam a descobrir a genialidade de nossa intuição.

Dá para perceber que isso tem tudo a ver com yoga. Histórias conduzem nossa mente para um estado de calma, no qual ouvimos com clareza a voz do coração – e então o yoga se realiza com facilidade.

Foi certamente pensando nisso que João Soares e Rosa Muniz – ele contador de histórias, ela pedagoga e os dois professores de yoga – decidiram reunir suas vocações em um trabalho muito especial com crianças, ao qual se dedicam há mais de duas décadas: Yoga com Histórias. Com esse trabalho eles criaram uma maneira original de ensinar yoga para crianças de forma lúdica, que os pequenos adoram.

pequeno-yogue-livroO projeto, inicialmente oferecido para crianças de um abrigo e de uma unidade da antiga Febem, foi, desde o início, um sucesso entre as crianças. Com o tempo, ganhou corpo e ganhou forma materializando-se também em cursos e publicações (em livros e CDs) através dos quais a dupla compartilha sua experiência com quem deseja aprender a usar o método. Com títulos como “O pequeno yogue que enfrentou o monstro” (livro e áudio) ou “Mantras com cantigas de ninar e histórias de encantar” (CD áudio), o casal João e Rosa, que também são pais, mostram sua habilidade natural para lidar com os pequeninos.

Se você tem vontade de descobrir sua própria habilidade de ensinar yoga para crianças, contando e cantando histórias, uma boa dica é o curso anual de formação em yoga para crianças, cuja edição de 2015 terá início no final de semana dos dias 25 e 26 de abril, 2015. O curso é ministrado em São Paulo em seis finais de semana. Para participantes de fora da cidade, existe a possibilidade de alojamento no próprio local do curso, como cortesia.

yoga-com-historias-curso-s

Para ter mais informações sobre o curso e as publicações, você pode visitar o site seguindo este link: www.yogacomhistorias.com.br

Notas:   [ + ]

1. Em “Problemas da Literatura Infantil”, São Paulo, 1979, Summus Editorial, pág. 28