Ganesha-300x500A mitologia hindu nos dá o cenário original da prática de yoga. Se você gosta de yoga, certamente vai gostar de conhecer um pouco melhor alguns personagens míticos que povoam o universo dessa disciplina. Deuses e heróis do panteão hindu são o assunto de um curso à distância que o Sanskritforum.org acaba de lançar, com o título “Deuses da Mitologia Hindu“.

Ganesha, Shiva, Indra, Varuna, Vayu e Lakshmi são alguns dentre as dezenas de personagens da mitologia hindu retratados nas aulas ministradas neste curso por Carlos Eduardo G. Barbosa. A proposta do curso é apresentar, de forma resumida, as características de cada um dos personagens e de seus cenários contextuais. Com essas informações o participante pode construir uma imagem geral do universo mítico hindu e de seus principais habitantes.

O curso se desenvolve ao longo de dezoito semanas, e o conteúdo consiste essencialmente em videoaulas e textos de apoio – essencialmente fichas de referência do perfil de cada personagem retratado. Longe de esgotar o assunto, que é muito extenso, este curso se propõe a dar essencialmente um mapa geral da mitologia hindu, acompanhado do perfil biográfico dos personagens que a povoam. As atividades semanais previstas no curso são reflexões que o estudante deve formular sobre os assuntos da semana, e um pequeno questionário. A abertura de cada semana está condicionada ao cumprimento das atividades da semana anterior.

Este curso segue o formato estritamente à distância, o que significa que não há atividades com hora marcada nem encontros presenciais. Da inscrição ao certificado, tudo é feito pela Internet, nos dias e horários que forem mais adequados para o estudante. Você pode fazer o curso todo sem precisar sair de sua casa.

As informações e ficha de inscrição estão na página do curso: https://sanskritforum.org/deuses/

Abaixo, o vídeo de apresentação do curso: