Carlos Eduardo G. Barbosa

A maneira mais fácil de aprender a língua sânscrita é utilizando o alfabeto que foi desenhado especialmente para ela – o Devanagari. Percebi nessas décadas de experiência ensinando Sânscrito que o estudante que utiliza apenas o Devanagari se desenvolve com muito mais rapidez do que aqueles que se servem de artifícios de transliteração.

Só se aprende um alfabeto colocando ele para funcionar. É preciso escrever e ler muito para que a memória se ajuste às formas e aos sons desse novo repertório de caracteres. A dificuldade é que quem está dando seus primeiros passos numa nova língua ainda não tem um vocabulário com o qual possa treinar o uso dessas letras.

Isso, no entanto, não chega a ser um problema, pois o Devanagari é um alfabeto fonético, cujas letras podem representar os sons de diversas línguas. Além do Sânscrito, o Hindi e o Nepali, por exemplo, também se servem desse mesmo alfabeto para grafar suas palavras. E olhe que o Hindi é uma língua bastante diferente do Sânscrito, especialmente na sua sonoridade. Isto significa que nós também podemos nos servir do alfabeto Devanagari para escrever em Português, o que pode ajudar imensamente na incorporação desse conjunto de letras à nossa rotina cotidiana.

O Português utiliza uma variedade de sons um pouco menor que o Sânscrito, mas o uso diário de uma parcela expressiva do Devanagari certamente vai acelerar o processo de aprendizado do Sânscrito. Nossa dica, portanto, é começar seus estudos de Sânscrito escrevendo com o Devanagari em Português.

Procure os arquivos de referência da utilização do Devanagari em Português que estão na seção de downloads deste site, e divirta-se. Garanto que, se você começar a anotar seus compromissos em Devanagari, vai ser difícil achar um curioso que possa ficar bisbilhotando em sua agenda.