Uma grande notícia para os ratos de biblioteca: você já pode ter acesso integral ao conteúdo de algumas obras literárias muito raras através do site “Pesquisa de Livros do Google” (http://books.google.com). Essa área do Google é uma verdadeira biblioteca digital virtual para quem souber utilizar o seu mecanismo de busca, que é muito parecido com o mecanismo de busca por sites.

Se você digitar, por exemplo, a palavra “india”, ele fará para você uma lista com todas as publicações registradas pelo Google que tenham essa palavra no título ou no conteúdo. Muitas dessas publicações estão ali para simples divulgação, e não permitem qualquer visualização, ou então oferecem apenas um acesso limitado ao seu conteúdo – os editores autorizam que você leia algumas páginas para ter uma idéia mais precisa e, para ler o resto será necessário comprar o livro.

Você vai reparar, no entanto, que alguns itens da lista trazem uma anotação junto ao link de acesso, que diz “visualização completa”. Isto significa que uma parcela dos livros listados está disponível para leitura integral online, sem nenhum custo para o internauta.

Para que a sua busca seja direcionada apenas para essas publicações generosas que oferecem a visualização completa, selecione o filtro adequado no alto da lista de modo a optar por “somente visualização completa”.

Você vai se surpreender duas vezes. Primeiro, com a quantidade de links que permitem a visualização completa (obtive 1470 links de visualização completa para a palavra “sanskrit”, por exemplo). Depois você se surpreende com a qualidade excepcional de inúmeros livros que estão disponibilizados por esse site. Você pode encontrar, por exemplo, a “Gramática Comparativa” de Franz Bopp, edição de 1862, ou a “Shakuntala” de Kalidasa, em tradução de 1853 de Monier-Williams.

Para não perder de vista essas preciosidades, e guardá-las em uma estante virtual que você possa alcançar com mais facilidade, o site permite que você opte por “adicionar à minha biblioteca”. Com esse recurso você passa a contar com uma coleção personalizada de obras digitalizadas, que poderão ser lidas a qualquer momento, pela Internet.

Essa é a dica: Pesquisa de Livros do Google (http://books.google.com). Aproveite.