Carlos Eduardo G. Barbosa

Uma boa recomendação é o “A Sanskrit Primer” de Madhav Deshpande, publicado pela Michigan University. Na minha opinião, a melhor apresentação formal do Sânscrito para o estudante ocidental. Ele dá os principais elementos de que necessitamos para uma conversação em Sânscrito.

O único problema é que ele não traz as respostas para os exercícios – que seria importante para alguém que está tentando estudar por conta própria.

O livro do Michael Coulson, “Teach Yourself Sanskrit”, supre essa deficiência, pois traz ao final uma seção com todas as respostas aos exercícios propostos no livro. No entanto ele tem seu foco no Sânscrito Clássico, que está a quilômetros de distância de uma linguagem informal.

Os poucos problemas nessa publicação são os trechos em devanagari que apresentam algumas falhas de impressão, e que podem causar uma certa dificuldade para o principiante. Além disso, a transliteração que ele oferece está cheia de inovações que poderiam ter sido dispensadas. Mesmo assim, é uma obra bastante útil, que oferece diversas tabelas compreensivas sobre detalhes da gramática, como sandhi, declinações de nomes e as várias famílias de conjugações verbais.

Vale a pena adquirir as duas obras – essa é uma compra da qual o estudante jamais se arrepende. São livros que vão acompanhar o leitor pelo resto de sua vida. Veja abaixo onde encontrar esses livros (disponíveis apenas em Inglês).