Cultura do Yoga, agora em formato de especialização universitária à distância

Cultura do YogaA Cultura do Yoga é objeto de um curso à distância oferecido pela Universidade Livre para a Consciência (Associação Educacional Besant – ligada à Sociedade Teosófica no Brasil). Construído no formato de uma especialização universitária, esse curso oferece conteúdo e objetivos diferenciados em relação aos cursos de formação de instrutores de yoga. O foco aqui é colocar o aluno em contato direto com a cultura do yoga, e as informações que o curso veicula são aquelas que se espera que façam do aluno um especialista nesse campo. Este curso forma especialistas na Cultura do Yoga como um todo, e não apenas numa vertente técnica ou modalidade da prática do yoga.

Por se tratar de um curso na modalidade EAD (ensino à distância), não importa onde o aluno reside, pois as aulas são acessadas através da Internet, a qualquer hora e em qualquer dispositivo que tenha acesso à rede de dados. Esse é um grande benefício para quem reside longe dos grandes centros urbanos, mas que gostaria de fazer um curso como esse.

cartaz do curso

Cartaz do curso

Embora esta especialização seja bastante útil para quem trabalha como instrutor da prática do Yoga, o especialista em Yoga também é um profissional habilitado para, por exemplo, dar consultoria para empresas privadas e instituições públicas que de alguma maneira venham a se envolver com o Yoga. Ele não precisa necessariamente ter formação anterior como instrutor de quaisquer das práticas identificadas pelo mercado como “yoga”. Ter essa formação anterior, no entanto, pode ser bastante útil porque favorece um melhor aproveitamento do conteúdo programático desta especialização.

Clique aqui para ver o conteúdo programático e as datas de cada módulo do curso.

É importante que se diga que o MEC não autoriza nem reconhece nenhum curso superior de formação específica nem tampouco curso de especialização que tratem do Yoga, pois o corpo técnico do ministério jamais conseguiu formar um consenso acadêmico sobre a natureza do Yoga e o seu enquadramento em alguma das áreas de conhecimento admitidas pela legislação do ensino superior no Brasil. Os cursos de Yoga oferecidos por instituições de ensino superior são tratados apenas como extensões culturais, e não estão sujeitos à autorização prévia e nem ao posterior reconhecimento do MEC. Essa iniciativa da Uniconsportal, por ser abrangente e desvinculada de linhas específicas do yoga moderno, pode se tornar uma boa contribuição para a formação de um consenso acadêmico acerca da natureza do yoga – e de seu estudo.

Se você tem interesse em conhecer melhor a cultura do yoga, ainda que não seja um instrutor dessa prática, você pode visitar a página do curso na Uniconsportal, clicar no link “Inscrições”, que está no topo da página, e expressar seu interesse por meio do formulário ali disponível.