A prática dos asanas é um dos mais típicos componentes do yoga moderno. O poder de transformação dos asanas, no entanto, vai muito além dos efeitos físicos das posturas corporais. Um novo modo de experimentar os asanas, que poderá aprofundar e enriquecer bastante a sua prática, se oculta por trás de seus nomes originais em Sânscrito, a língua oficial do yoga.
Contrariando a crença moderna de que os nomes dos asanas procuram apenas descrever o formato assumido pelo corpo, ao executar a postura correspondente, é possível perceber com clareza que esses nomes guardam uma enorme riqueza de significados adicionais. Essa significação extra dá ao asana uma dimensão subjetiva muito forte, que pode ser aproveitada para conduzir a mente (e, com ela, o corpo) a um estado de profunda meditação.
Esse fenômeno, bem conhecido dos sábios tântricos, pode ser produzido pela leitura tântrica dos nomes dos asanas. Ao buscar a malha de significados ocultos de cada asana, você vai experimentar um mergulho no espaço mítico (ou sagrado), que é justamente o espaço no qual o yoga opera as maiores transformações no praticante.
Para você ter acesso à leitura tântrica dos nomes dos asanas, o Sanskritforum.org criou um curso chamado “A Mitologia dos Asanas”, cuja primeira turma se inicia no dia 17 de agosto de 2015. Ao longo das vinte semanas desse curso você será conduzido a experimentar esse poder secreto em cerca de sessenta asanas. Para saber mais detalhes, clique aqui e siga para a página de inscrição nesse curso, ministrado por Carlos Eduardo G. Barbosa.
Gostaria de participar do Curso de Mitologia dos ásanas.
Olá Esmeraldo,
Para participar do curso de Mitologia dos Asanas, visite a página https://sanskritforum.org/mitologia-asanas/ e siga as instruções.
Um abraço.
Gostaria ter mais informacao sobre a modalidade do curso.
Seria com videos ou leitura?
Obrigada
Olá Mariana,
Este curso se compõe de videoaulas, textos de apoio e atividades.
Nenhum conteúdo do curso tem data ou hora marcada. À medida que as semanas são abertas, as aulas permanecem acessíveis por pelo menos um ano depois da data de encerramento do curso.
Um abraço.