Agregue valor à sua escola sem grande investimento integrando em seu portfólio cursos de Sânscrito já existentes.

Muitas escolas de yoga têm o desejo de implantar cursos de Sânscrito, cientes da importância que o estudo da língua da doutrina do yoga tem para instrutores e praticantes. No entanto encontram dificuldade para organizar e viabilizar seus próprios cursos.

A nossa sugestão para as escolas de yoga é a de que procurem integrar seus alunos a cursos já existentes, por meio de acordos operacionais com as instituições que já oferecem o aprendizado do Sânscrito. Dessa maneira otimiza-se o aperfeiçoamento dos cursos atualmente disponíveis (pois cada novo curso que se estabelece acaba tentando desenvolver uma metodologia nova, a partir do “zero”) e assegura-se uma valorização do portfólio das atividades oferecidas pela escola. Essa alternativa agrega valor real ao perfil da escola, dando a ela mais possibilidade de sucesso comercial, no médio e longo prazos.

Isso também é bom para os instrutores, que otimizam seus rendimentos concentrando mais alunos num mesmo local e horário de atividade.

Existe atualmente um número reduzido de cursos de Sânscrito disponíveis em língua portuguesa. Estimamos que esse número gire em torno de pouco mais de quarenta, já incluidos aí os cursos universitários no Brasil e em Portugal, e também aqueles de perfil religioso. Todos eles encontram dificuldade para manter um número razoável de alunos que dê sustentabilidade ao empreendimento (ainda que sejam mantidos por verbas públicas ou por voluntariado).

O bom senso, portanto, indica que a atitude inteligente para as escolas de yoga seria mesmo essa de concentrar os interessados em aprender o Sânscrito nesses cursos já existentes, de modo a fortalecer as iniciativas que já estão em andamento e garantir um melhor aprendizado para seus próprios alunos.