Um dicionário compacto, no formato 10 x 15 cm, e com 384 páginas, é o que a Hippocrene Books, de New York, oferece para ajudar o estudante de Sânscrito a tornar mais leve seu material de estudos (para uma viagem, por exemplo). É claro que não se pode comparar seu conteúdo enxuto com as mais de 1300 páginas do imenso e tradicional dicionário de Monier-Williams, publicado pela Universidade de Oxford, mas é provavelmente o único dicionário conciso com qualidade acadêmica.

Seus verbetes raramente listam mais que um significado para cada palavra (ou seja, ele se fixa no significado básico de cada termo), razão pela qual ele se presta bem para consultas rápidas.

Editado pela primeira vez em 1912, tem preservado desde então o formato original, acrescido das revisões de sua segunda edição em 1933. Todos os termos sânscritos são apresentados exclusivamente em devanagari, o que é bastante útil para o leitor habituado a esse alfabeto. Ele tem nossa recomendação como material auxiliar para o praticante do Sânscrito falado. Além disso ele apresenta a vantagem de poder ser encontrado em muitas livrarias, entre as quais as que recomendamos abaixo.