como-digitar-vogais

Como digitar vogais raras do Sânscrito ( ॠ, ऌ, ॡ ) em Devanagari?

Quando publicamos, há algum tempo, um artigo que orienta a instalação do teclado Qwerty para digitar em Devanagari (no Windows e no OSX), deixamos de mencionar que, por uma questão de praticidade, aquele teclado ignora as três vogais raras do Devanagari, para as quais inexiste um atalho de teclado. No entanto, às vezes precisamos delas para, por exemplo, compor um quadro completo do alfabeto Devanagari. Para os usuários do Windows e do OSX, porém, este problema tem uma solução bastante adequada, embora um tanto trabalhosa, à primeira vista. Se você já habilitou o mapeamento de teclado “Devanagari Qwerty”, conforme indicado no outro artigo, você vai precisar sair do “Qwerty” e entrar em um mapeamento compatível com ASCII (o mapeamento padrão do seu computador já serve), no qual as letras possam ser produzidas pela digitação de seu código único (“Unicode”) de identificação hexadecimal.

O código hexadecimal é utilizado em sistemas de computação para representar números de base 16, adequados para o uso dos chips eletrônicos utilizados pelos computadores. Eles são escritos pela sequência dos números decimais (de zero a 9) seguida das seis primeiras letras do alfabeto latino (a-f). Depois do hexadecimal “f” vem o “10”, que nesse sistema representa o número dezesseis, e assim por diante. Para saber mais sobre os números hexadecimais, leia este verbete da Wikipedia. Esses códigos foram escolhidos por comitês internacionais do padrão Unicode para representar de uma maneira única e exclusiva cada letra de cada alfabeto, em qualquer sistema de computação.

É claro que você pensou: “e como vou saber qual é o código hexadecimal de cada um desses caracteres do Devanagari?”. Os códigos estão disponíveis para acesso público, agrupados em “páginas” correspondentes a cada um dos alfabetos básicos. Você pode encontrar as cartas de codificação completas de cada língua coberta pelo padrão Unicode no próprio site do Consórcio Unicode. Entre opções você encontrará “Devanagari” e “Devanagari Extended“, e cada um destes dois links abre um arquivo no formato PDF com as letras do Devanagari acompanhadas de sua descrição sumária e seu código hexadecimal. Se você salvar esses arquivos em seu computador, fica fácil descobrir o código hexadecimel de qualquer letra do Devanagari que você quiser digitar.

Para os caracteres que estamos buscando, a lista segue abaixo:

vogais-raras-unicode

Agora vamos ver na prática como, e o que, digitar no OSX e no Windows.

No Mac OSX

Abra as preferências do sistema, e clique no ícone “Idiomas e texto”. leiautes-de-teclado-osxDepois clique na aba “Leiautes de Teclado” e selecione a opção “Unicode Hexadecimal”.  unicode-hex-option-osxEsta opção já vem com o sistema, mas é preciso habilitá-la desta maneira que descrevemos.

A partir dessa habilitação do layout Unicode, quando quiser digitar aquelas vogais, você vai precisar primeiro selecionar esse teclado Unicode Hexadecimal, clicando no ícone do idioma de teclado. Com esse layout de teclado selecionado, basta pressionar a tecla “Option” e, mantendo essa tecla pressionada, digitar o código hexadecimal do caracter que você deseja. A seguir, você libera a tecla “Option” e o caracter aparece imediatamente. Então, para continuar o trabalho que você estava fazendo, clique novamente no ícone de idioma de teclado e volte ao “Devanagari Querty” ou qualquer outro que você queira usar.

No Windows

O Windows já vem com a habilitação para digitar o caractere por meio de seu código hexadecimal, sem a necessidade de instalar outro layout de teclado. Para digitar aquelas vogais, no entanto, você precisa sair do mapeamento “Devanagari Qwerty” – pode retornar para o Português, por exemplo – e então digitar o código hexadecimal seguido imediatamente da combinação de teclas <alt>+”x”. No entanto você vai ver que nem todos os programas do Windows têm acesso a esse recurso – apenas aqueles que trabalham com o formato de texto chamado “Rich Text”.

Agora que você já sabe como digitar vogais raras do Sânscrito pelo uso dos códigos hexadecimais do Unicode, vai perceber também, com o tempo, que são muito raras as ocasiões em que é preciso digitar essas vogais. Por isso acaba por se tornar aceitável o pequeno esforço adicional que elas exigem do digitador.